Olá galera,hoje irei mostrar as modalidades de energia.
Energia Solar.
A energia solar é vinda lógico do sol,ao ser aquecida irá ser transformada em energia
térmica.A energia solar e térmica são renováveis e podem ser encontrados nos seguintes lugares:Solar: é encontrada indiretamente em energia elétrica,nuclear,radiante.Térmica: Caldeirões.
Energia Mecânica
Está relacionada ao movimento de mecanismos,embreagem de um carro,rodas denteadas e até mesmo nos músculos de um animal.E pode ser dividida Cinética,potencial elástica e potencial gravitacional.
Energia Cinética
A energia cinética é a energia que está relacionada com o estado de movimento de um corpo. Este tipo de energia é uma grandeza escalar que depende da massa e do módulo da velocidade do corpo em questão. Quanto maior o módulo da velocidade do corpo, maior é a energia cinética. Quando o corpo está em repouso, ou seja, o módulo da velocidade é nulo, a energia cinética é nula.
Você pode fazer o cálculo nessa formula:
Um objeto de massa m que se move a uma velocidade de módulo v, possui uma energia cinética K que é expressa na mecânica clássica como:
- .
Energia Potencial gravitacional
A energia potencial gravitacional é a energia potencial mais familiar, porque é muito vista no dia-a-dia, aparecendo em muitos tipos de movimentos em que é convertida em energia cinética, como por exemplo: na queda de objetos, no sistema solar, no balançar do pêndulo, no arremesso de dardos, ao pular, e muitos outros exemplos que envolvam a gravidade.
O seu potencial tem como causa, como o nome sugere, a força da gravidade, que por definição, está relacionada com a massa dos corpos e as separações entre essas.
Energia Potencial elástica
Define-se 'energia potencial elástica' a energia potencial de uma corda ou mola que possui elasticidade
Se considerarmos que uma mola apresenta comportamento ideal, ou seja, que toda energia que ela recebe para se deformar ela realmente armazena, podemos escrever que a energia potencial acumulada nessa mola vale:
Nessa equação, "x" representa a deformação (contração ou distensão) sofrida pela mola, e "K" chamada de constante elástica, de certa forma, mede a dificuldade para se conseguir deformá-la. Molas frágeis, que se esticam ou comprimem facilmente, possuem pequena constante elástica. Já molas bastante duras, como as usadas na suspensão de um automóvel, possuem essa constante com valor elevado. Pela equação de energia potencial elástica, podemos notar algo que nossa experiência diária confirma: quanto maior a deformação que se quer causar em umas mola e quanto maior a dificuldade para se deformá-la (K), maior a quantidade de energia que deve ser fornecida a ela (e conseqüentemente maior a quantidade de energia potencial elástica que essa mola armazenará).
Energia Química
Energia química é a energia potencial das ligações químicas entre os átomos. Sua liberação é percebida, por exemplo, numa combustão.
A energia potencial química (dos alimentos) é quando nós comemos e não usamos a energia, ou seja, ela está armazenada (não está em uso). A energia química (dos alimentos) é a energia que está em uso, sendo uma parte transformada e a outra sendo liberada para a natureza em forma de calor. conexão c2
A variação de energia em reações químicas sendo endoenergéticas e exoenergéticas ou seja vindo de dentro ou de fora (respectivamente, absorvem ou libertam energia) está relacionada com a ruptura e formação destas ligações químicas entre os átomos das moléculas.
Energia Radiante
Energia radiante é a radiação que se propaga na forma de onda eletromagnética. É a grandeza radiométrica fundamental e sua unidade é dada em Joules (J)
Desde o principio da história da humanidade que o homem tem necessidade de gerar conforto para poder resistir às condições atmosféricas. Assim a criação dos abrigos foi a forma encontrada para nos resguardar do calor e do
frio, igualmente as roupas são outro elemento para nossa proteção.
Com o avançar dos tempos e o progresso da humanidade os abrigos são cada vez mais concebidos para suportar as diferenças de temperaturas. Na construção moderna o isolamento térmico é cada vez mais eficaz pois o mesmo representa uma valiosa proteção contra os diferenciais de temperatura. A climatização de uma habitação é outro dos factores da era moderna que nos permite um equilíbrio térmico constante.
Energia Nuclear
Energia nuclear é a energia liberada numa reação nuclear, ou seja, em processos de transformação de núcleos atômicos. Alguns isótopos de certos elementos apresentam a capacidade de se transformar em outros isótopos ou elementos através de reações nucleares, emitindo energia durante esse processo. Baseia-se no princípio da equivalência de energia e massa (observado por Albert Einstein), segundo a qual durante reações nucleares ocorre transformação de massa em energia. Foi descoberta por Hahn, Straßmann e Meitner com a observação de uma fissão nuclear depois da irradiação de urânio com nêutrons.
A tecnologia nuclear tem como uma das finalidades gerar eletricidade. Aproveitando-se do calor emitido na reação, para aquecer a água até se tornar vapor, assim movimentando um
turbogerador. A reação nuclear pode acontecer controladamente em um reator de usina nuclear ou descontroladamente em uma bomba atômica. Em outras aplicações aproveita-se da radiação ionizante emitida.
Energia Eólica
A energia eólica é a energia que provém do vento. O termo eólico vem do latim aeolicus, pertencente ou relativo a Éolo, deus dos ventos na mitologia grega e, portanto, pertencente ou relativo ao vento.
Energia Sonora
Energia sonora é um tipo de energia que pode ser detectada pelo ouvido.
O som é produzido quando dois objetos em contato se movem em direções opostas; a perda simultânea do movimento dos objetos é convertida em som. Basta haver movimento relativo, como quando os objetos movem-se na mesma direção, mas com velocidades diferentes.
Energia Elétrica
Energia elétrica é uma forma de energia baseada na geração de diferenças de potencial elétrico entre dois pontos, que permitem estabelecer uma corrente elétrica entre ambos. Mediante a transformação adequada é possível obter que tal energia mostre-se em outras formas finais de uso direto, em forma de luz, movimento ou calor, segundo os elementos da conservação da energia.
É uma das formas de energia que a humanidade mais utiliza na atualidade, graças a sua facilidade de transporte, baixo índice de perda energética durante conversões.